• ProfJL

Entrevista na Band: Veja dicas para economizar na conta de luz

Fui entrevistado na @BandJornalismo e conversamos sobre dicas de como economizar água e energia nesse momento de crise hídrica que estamos vivenciando. Quando falamos da nossa conta de energia, o principal impacto atual se traduz da nossa matriz energética ser predominantemente operacionalizada por usinas hidrelétricas.


Uma vez que agora estamos limitados ao uso das usinas, torna-se necessário o uso de termoelétricas. Porém, essa geração de energia vai custar R$ 9 bilhões em 2021. Para onde vai essa conta? Exatamente! Para os consumidores. Com bandeira vermelha (inclusive com aumento) para também alertar os consumidores da necessidade de economia.


Com esse aumento significativo, é essencial conhecer e aplicar dicas para economizar na sua conta. O poder público também pode ajudar através de melhorias no planejamento energético (isso é essencial). É óbvio que precisamos de uma matriz mais diversificada evitando acionamento em grande escala de termelétrica. Nesse momento vemos o quanto é importante os investimentos e incentivos em energia solar fotovoltaica por exemplo (debate em alta), que ainda corresponde a uma pequena parcela da matriz de energia elétrica.


Entrevista Completa:



49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo