top of page
  • Foto do escritorProfJL

Engenharia do Proprietário a favor dos Projetos de Energia Solar Fotovoltaica

Atualizado: 6 de set. de 2022



Existem diversos pontos durante todo processo da implementação de usinas fotovoltaicas que acabam sendo uma dor de cabeça para os epcistas. Podemos listar:


· Problemas com quantidade de materiais nas obras gerando prejuízos financeiros não previstos;

· Falhas no cronograma do projeto;

· Erros no projeto básico elétrico, civil ou mecânico;

· Materiais/componentes de baixa qualidade;

· Equipe não qualificada;

· Dificuldade para supervisionar a obra;

· Desempenho real diferente do simulado;

· Dificuldade para encontrar parceiros qualificados para partes da obra.


Tudo isso, resumidamente, significa perda/redução de receita e muitas vezes até perda da confiança do seu cliente. Já que, o gerenciamento de todo projeto combinado de um planejamento e estudo de viabilidade é o segredo do sucesso para um grande investimento em energia solar fotovoltaica.


É nesse cenário que a Engenharia do Proprietário pode ser um aliado para mitigar os problemas citados anteriormente e maximizar lucro em projetos de energia solar fotovoltaica.


Mas, afinal o que é Engenharia do Proprietário?


Bem, esse é um termo pouco difundido no Brasil ainda, apesar de que algumas empresas já utilizam esse modelo em sua estrutura sem conhecer o termo. O termo Engenharia do proprietário vem do inglês “owner’s engineering”, e trata de um modelo de contrato onde o epicista poderá contratar uma empresa especializada em gestão de projetos [1]. Essa empresa contratada precisa ser formada por uma equipe multidisciplinar que atenderá diversos escopos de um projeto fotovoltaico.


O conceito da Engenharia do Proprietário é aplicado nos mais diversos campos, por exemplo ferrovias, portos, aeroportos, edifícios, estradas, e até satélites e foguetes, tudo que pode ser tratado como um projeto [2], sendo responsável pelo sucesso das grandes obras.


Assim, nesse conceito podemos dizer que a empresa responsável por realizar a Engenharia do Proprietário é como se fosse um braço do contratante na obra/projetos. A equipe multidisciplinar de Engenharia do Proprietário fornece a capacidade de resolver problemas e propor soluções dentro das peculiaridades de cada projeto fotovoltaico. Sabemos que cada tecnologia, localidade e projeto são diferentes e precisam de uma atenção aprofundada de especialistas, buscando mitigar problemas e otimizar o CAPEX.


É comum muitas empresas que prospectam os clientes e fecham os contratos não possuírem um time de engenharia especialistas para gerenciar partes ou a obra como um todo e lidar com essas complexidades, sendo uma solução contratar uma equipe de engenharia do proprietário [3].


Podemos então listar como algumas das atividades da engenharia do proprietário a equalização dos orçamentos, que seria procurar o melhor custo x benefício para cada parte do projeto; fiscalizar os serviços/obras; gerenciar/propor cronogramas; e analisar todo o projeto [4].


Logo, a Engenharia do Proprietário vem com conceitos inovadores para associar as mais diversas ferramentas de gestão e ajudar a sua empresa a otimizar CAPEX e reduzir tempo de obra. Os parceiros da ProfJL podem oferecer esse tipo de serviço auxiliando você, epcista, em todas as etapas do projeto ao comissionamento. Entre em contato com nossa equipe.


Logo, a Engenharia do Proprietário vem com conceitos inovadores para associar as mais diversas ferramentas de gestão e ajudar a sua empresa a otimizar CAPEX e reduzir tempos de obra.

Referências


bottom of page